Powered By Blogger

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

O AR QUE RESPIRAMOS




“O ser humano tem interferido cada vez mais na composição da atmosfera do planeta, sem conhecer suas conseqüências ou desprezando em parte as que já são conhecidas”


Autor: Ana Tissato Alencar





Dentre as camadas que envolvem o planeta, a troposfera é a camada que está em contato com a superfície terrestre. É composta principalmente por gases, além de materiais sólidos como poeira, pólen, microorganismos e de líquidos, como gotículas de água na forma de nuvens, chuvas e neblinas.

O ar possui dimensões espaciais infinitas e sofre influência de ações antrópicas (causada pelo homem), modificando sua composição e estrutura.
Quando há lançamento de “materiais estranhos” na composição do ar chamamos de poluição do ar, caso do monóxido de carbono liberado pelos automóveis. O ar urbano contém traços destes materiais além de outros gases liberados em grandes quantidades, considerados contaminação do ar.

As fontes dessa poluição do ar são diversas, tanto urbanas como rurais. Nas cidades os maiores vilões são as indústrias e os automóveis que liberam gases como óxidos de enxofre, hidrocarbonetos, óxidos de nitrogênio, monóxido de carbono e outros. No meio rural é muito comum praticar queimadas nesse período de seca, junho a novembro, com o objetivo de preparar a terra para o plantio sendo alvo de grandes polêmicas, por ser uma pratica arcaica e ter alternativas para o mesmo fim, causa impactos ecológicos, destruição de vegetação, cercas, fios de alta tensão e provocar acidentes rodoviários, sendo neste caso considerado crime previsto nos artigos 14 e 15 da Lei 9.605 (Lei de Crimes Ambientais).

As queimadas liberam grandes quantidades de gases nocivos, o principal é o CO2, partículas como fuligem, contribuem para a mudança climática e o agravamento de doenças respiratórias. Junto com um conjunto de fatores naturais, tais como a baixa umidade, falta de chuvas características do inverno, topografia e a poluição atmosférica refletem no clima regional. O ciclo de desmatamento das matas, queimadas, liberação de carbono para a atmosfera contribuindo para o aquecimento global altera o clima regional e favorece para o clima seco, conseqüente ao retorno do ciclo, novas queimadas e mais emissão de CO2.

De acordo com o CPTEC/INPE, o estado de Goiás no dia 05/08/08 lançou 3779 t toneladas de CO, já no dia 21/08/08 foram 6150 toneladas, proveniente de queimadas e emissões industriais, um aumento considerável e a tendência é aumentar.
O cerrado está sendo drasticamente prejudicado com o desmatamento, sua área original passa de 2 milhões de km² , hoje representa possui apenas 20% do total.

O controle da poluição do ar atmosférico pode ser feito através de programas de planejamento, regulamentando as fontes geradoras de poluição e conscientização sobre as queimadas controladas. Buscando minimizar o problema, levando em consideração o estilo de vida regional e a qualidade do ar que desejamos ter. As atitudes devem partir do individual para o comunitário, cabe a cada um de nós fazer sua parte.


Referencias bibliográficas

1- ROCHA, Julio César; ROSA, André Henrique; CARDOSO, Arnaldo Alves; Introdução a Química Ambiental,2006; Bookman;
2- SEWLL, Granville Hardwick.Administração e controle da qualidade ambiental; CETESB.
3- www.cptec.inpe.br
4- http://www.conservation.org.br/arquivos/RelatDesmatamCerrado.pdf
5- www.embrapa.br

Um comentário:

Kenji disse...

Está ficando cada vez mais visível as conseguências dos atos insanos de pessoas sem escrúpulos para com o planeta e conseguentemente, para com todos os Seres que habitam e usufruem dele. Estes não pensam ou não querem pensar sobre como suas atitudes afetarão sua própria descendência, além de toda a sociedade. Mais uma vez os interesses particulares sobressaem aos interesses globais sociais. Uma lástima! Parabéns para aqueles que ainda lutam e defendem nossa natureza.