Powered By Blogger

domingo, 14 de dezembro de 2008

FRUTOS DO CERRADO BRASILEIRO


Guapeva, mangaba, cagaita, piqui, o que é isso?
É de comer ou passar no cabelo?

Introdução


CERRADO

O Brasil é considerado como um dos países de maior biodiversidade no mundo,
pois se calcula que nada menos do que 10% de toda a biota terrestre encontram-se no país (Mittermeier et al. 1997).O Cerrado brasileiro ocupava, de aproximadamente uns 6.000 mil anos até opresente, uma área de aproximadamente 2.000.000 km2 (dois milhões) de km2. Sendo o 2° maior bioma do país abrangendo nove estados do Brasil Central: São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Piauí e o Distrito Federal.

O bioma Cerrado é um mosaico composto por formações vegetais que vão de campos limpos a diversos tipos de florestas (Cerrado Sentido Amplo (lato senso), Campo Sujo, Campo Cerrado, Cerrado Sentido Restrito (stricto senso), Cerrado Rupestre, Mata Seca ou Mata Mesofítica, Mata de Galeria ou Mata Ciliar, Vereda e Parque Cerrado).

Para dar lugar as plantações e cidades, grande parte do ecossistema que forma o cerrado já fora destruído, e a tendência não são nada animadores.

Conforme Machado Ricardo B et alli,2004) um cenário futuro para o Cerrado indica que, considerando uma retirada anual de 2,215 milhões de hectares (assumindo uma taxa conservativa de 1,1% ao ano),considerando a existência de 34,22% de áreas nativas remanescentes (baseado na estimativa dada por Mantovani e Pereira [1998] para as classes ‘cerrado não antropizado’ e cerrado ‘antropizado’) e considerando que as unidades de conservação (que representam 2,2% do Cerrado) e as terras indígenas (que representam 2,3% do Cerrado) serão mantidas no futuro, seria de se esperar que o Cerrado desaparecesse no ano de 2030.

Desenvolvimento

O mosaico formado, pelas mais diversas formações vegetais do cerrado, tem características que estão correlacionadas com outros aspectos naturais, como o clima, o relevo a presença ou ausência de água e o tipo de solo.

Além de ter árvores com florescência exuberante e formosa, como os Ipês(Tabebuia Chrysotricha ) e suas variações, Paineira (Chorisia speciosa), Quaresmeira roxa (Tibouchina granulosa), Pata-de-vaca (Bauhinia longifólia), tem também as frutíferas que alimentam pequenos roedores, aves, e alem de animais silvestres, também o homem.

Há varias frutas do cerrado e com poder nutritivo, conforme vários estudos. Um deles o da EMBRAPA cerrado além de estudar o seu valor nutritivo. Outro parceiro, o departamento de Eng. Alimentos UCG desenvolve receitas, e outras instituições pesquisam seu valor fitoterápico.

Vamos começar enfim, a esplanar sobre as frutas nativas. Proponho enumera-las colocando ao máximo de informações conhecidas por nós sobre estas (formas da arvore, tamanho do fruto, sabores, se alem de comer, é de passar em cabelo...)

“Fruta que passarinho come, nós também podemos.”
Sabedoria popular

ANA TISSATO ALENCAR
ENG.ª AMBIENNTAL-UCG


Referencias bibliográficas
* *Machado,Ricardo B,Mário B. Ramos Neto1,Paulo Gustavo P. Pereira1,Eduardo F. Caldas1,Demerval A. Gonçalves2,Nazareno S. Santos2,Karyn Tabor3,Marc Steininger3 _Estimativas de perda da área do Cerrado brasileiro,2004.
* http://www.biologo.com.br/plantas/cerrado/cerrado.html
* http://www.cpac.embrapa.br/Frutas%20nativas/Piqui.pdf